Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

O quero-quero

Tenho ido e voltado todos os dias deste ano novo à pé do trabalho para casa, por opção mesmo. Deixei a motoca de lado por uns dias. O bairro em que moro é muito denso, prédios por todos os lados e praticamente nenhum terreno vazio. A área verde mais próxima é o campus da universidade, a UFES.
Mas tem um local que se mantém intacto apesar da pressão imobiliária: o IBC (instituto brasileiro do café). É uma área grande, no meio do bairro, ocupada por galpões e pequenos laboratórios de pesquisa, e mantém uma área considerável de gramado e algumas árvores.

Então, foi no meio do gramado do IBC vi um quero-quero, aquele passarinho danadinho de bravo. Na minha infância toda levei altas carreiras de mamães  quero-quero que nos perseguiam freneticamente pelos pastos! Bom, fiquei super curiosa com a fúria da mamãe quero-quero do IBC. Imaginei que pela brabeza ela já estaria com filhotinhos. Apesar de ter convivido com este passarinho na minha infância toda, nunca vi um filhotinho sequer, nem de longe lá na roça.
Foi uma cena emocionante o dia em que parei como de costume para ver o passeio da mamãe quero-quero do IBC, quando se levantou do gramado um quero-querinho!!! a miniatura da mãe, só que com as penas de filhotinho ainda. Então agora tenho um motivo a mais para voltar a pé pra casa: visitar a família quero-quero. Estou acompanhando o crescimento do quero-querinho, que agora já está comprido e com as penas da cabeça já de adulto!
E ainda descobri que tem um gato branco com rabo preto que mora ali também, está todos os dias tomando um solzinho no gramado. Gordinho e aparentemente saudável, acredito que seja cuidado pelos funcionários do IBC.
Uma pena não ter conseguido tirar fotos ainda (coloquei esta só para ilustrar).
Mas prometo tentar esta semana. Um beijo a todos.

6 comentários:

  1. O quero-quero sempre me traz lembranças da minha primeira infância, que foi em uma fazenda... Ele é conhecido como a "sentinela dos pampas". Tua experiência deve mesmo estar sendo linda. Aguardamos as fotos! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Silva,
    Pra mim são essas coisas que fazem com que a nossa vida seja especial.
    Você ter notado esse pássaro, ter dado atenção pra vida dele e ainda fazer um post e prometer fotos...não sei se me explico bem, acho que são esses pequenos detalhes que fazem a vida da gente melhor, sermos pessoas melhores.
    Bj

    Obrigada pela mensagem e desejo um 2011 cheio de novidades boas, com felizes surpresas!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Sílvia. Além da caminhada fazer bem p saúde, tu ainda foi presenteada com a oportunidade de acompanhar o filhotinho. Bem bacana.
    Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia....
    Quando fui para Curitiba, visitei o Jardim Botânico...tudo muito lindo, tudo muito fofo, se não fosse por um quero-quero que veio em minha direção, voando e deu um rasante em mim, que nem sei de onde saiu.
    Passarinho doido!
    Mas, também espero fotos!!!
    E fazia muito tempo que não passava por aqui....
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. oh! ficamos à espera de fotos. (sabe por que razão chamam quero-quero a esses pássaros?

    marradinhas

    ResponderExcluir
  6. já fomos consultar a wikipedia: quero-quero "imita" o canto desses pássaros.

    ResponderExcluir

frus