Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ARAPUCA POUPA-AREIA

Enquanto morávamos apenas eu e Gatolina lá em casa, as coisas iam bem: eu com meu banheiro, e a Lina com o dela, no wc de serviço.
Mas aí... veio o Algodão! e com ele um novo mundo de xixi e muito mais areia pra dar conta do bichano! Coloquei as duas bacias com areia no wc, para diminuir a baguça, mas ainda assim não estava bom...
Então lembrei de uma dica que vi a um tempo atrás em um site*, para "otimizar" a caixinha de areia, e resolvi testar, afinal, o máximo que podia acontecer era estragar uma bandeja, né? 
Mas deu muito certo! e já estou a caminho fazer a segunda bacia-poupa-areia para os bichanos!
É assim:
- Pegue duas bandejas de mesmo tamanho, que fiquem sobrepostas mas não encostem uma no fundo da outra (deve ficar pelo menos 1cm de distância entre entre elas).
- A bandeja de cima deve ser perfurada, com vários furinhos com tamanho suficiente para não deixar a areia passar por ele;
- Forrar a bandeja de baixo com jornal;
- Preecher a de cima com areia (eu uso aquela de granulação maior, do tipo "carrefour" mesmo por que é bem em conta e rende bem).
- Pronto! agora praticamente todo o xixi dos gatos vai passar pela areia e ir direto para o jornal da bandeja de baixo! e o melhor, o cheiro não vaza... fica tudo bem melhor! É só trocar e limpar a caixa pelo menos uma vez por semana, e trocar o jornal!
Bem, eu adorei! tem funcionado muiiiito bem!
Segue um esqueminha prático da "arapuca":

E vocês, gateiras? tem alguma dica pra essa situação? como vocês fazem com o banheiro das "crianças"? Bjos!

*procurei de novo na internet para lembrar o nome do site, mas não encontrei... se encontrar posto aqui o crédito da autoria, que não é minha!

10 comentários:

  1. Como tenho uma caixinha só para mim, que fica no banheiro de serviço da mamãe, não tenho problema nenhum. Sou super caprichoso e minha mãe não tem muito trabalho! Mas obrigada pela dica!!!
    Um bj!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 2 caixinhas em casa e estou só usando sílica agora. os 3 nunca mais fizeram sujeira fora do lugar! :)
    e o cheiro sumiu!

    ResponderExcluir
  3. eu uso aquela areia q forma torrão, ai qdo elas fazem xixi é só levantar a caixa q a areia seca cai td pro lado e o torrão fica no lugar, depois é so limpar, não suja a areia e dura muito mais e tb não tem cheiro não.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Silvia, faz apenas 5 meses que tenho gatos e estou testando de tudo, ainda não achei "a melhor solução". Já tinha visto essa idéia num site outro dia e como não sabia se funcionava fiquei com "dó" (hehehe) de furar a caixinha...

    ResponderExcluir
  5. Silvia,
    Perfeito seu comentário sobre o Toco. Melhor impossível.

    Vou pedir para minha mãe providenciar uma arapuca dessas pra mim. eu achei a idéia muiti interessante.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que é uma boa idéia?
    Com 4 gatos em casa, bem que estou precisando poupar um pouco... rs
    Vou tentar!
    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. .
    Silvia!
    que idéia ótima menina!!!
    meu filho número 01 (como diria o nosso velho amigo Sílvio Santos, hihi) é super cuidadoso, mas o número 02 é um escandaloso.
    Além disso dois meninos que fazem muito xixi, o que gasta muita areia por causa dos torrões e eu acabei virando uma máquina de comprar areia!
    adorei a dica, vou loguinho providenciar outra bandeja (a vet chama de liteira, vai entender!) pra testar e depois te conto tá?
    e o Godão, tem que ficar mais quantos dias fantasiado de "de volta para o futuro"?
    grande beijo e lambidocas neles!
    =)
    .

    ResponderExcluir
  8. Hum... que idéia ótima! É tudo que a gente precisava. Vou passar o esquema das bacias para o "recolhedor de areia xixizenta mor" aqui de casa.
    Beijos e obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  9. A engenhoca funciona bem aqui em casa, gente... meu sonho era encaixar uma super-peneira no fundo da bacia pra filtrar 100% dos xixis, hihihi...
    mas estou sempre fazendo mais furinhos, e aperfeiçoando o banheirinho deles! o Algodão faz litros por dia, credo! :)
    Aliás, respondendo a Denise, o meninão ficará mais duas semanas com os pontos... E O COLAR. Ele está ficando tããão encardido, tadinho! bjocas!

    ResponderExcluir
  10. Que dica legal! Nunca tinha ouvido falar... mas eu também uso a areia que forma torrão e funciona bem pro Bubbles e pra Tcheca...
    E conte sempre as novidades do Algodão, queremos saber como ele está!! Ele já acostumou com o colar?
    bjos

    ResponderExcluir

frus